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Pílulas Classificatórias: Conhece-te a ti mesmo.

Pílulas Classificatórias: Conhece-te a ti mesmo.

Conhecer sua mercadoria: algo mais complexo do que apenas vendê-la.

Quando uma empresa comercializa um determinado produto, ela desenvolve seu jeito de anunciar e apresentar seu portfólio ao mercado em que insere.

Por vezes, a empresa adota um nome comercial para o seu produto ou mesmo segue um nome já determinado no mercado ou uma forma de apresentá-lo já conhecida. Isto, contudo, não significa que a empresa saiba se está ou não classificando aquele bem de forma correta.

Como já vimos, há apenas um código da NCM para cada bem. Se você se depara com mais de um, é preciso ir com calma!

Antes de tentar enquadrar seu produto numa determinada posição da tabela classificatória, tente desconstruir sua forma de apresentá-lo para chegar na essência do que ele é. É a partir do que ele é que se determina como ele deve ser classificado.

Tente responder a questões como:


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  • 1. O que é o meu produto?

  • 2. Para que ele serve?

  • 3. No que ele é aplicado?

  • 4. Além do seu uso tradicional, quais os outros usos que ele tem?

  • 5. Do que ele é composto?

Estas perguntas parecem simples, mas permitem compreender melhor propriedades e funções relacionadas aos bens e que podem ser determinantes na identificação da correta NCM.

Em muitos casos, os clientes têm dificuldade em descrever seu produto para além do texto de vendas ao qual já se acostumaram. Detalhar o bem analisado requer mais do que a habilidade comercial de vendê-lo e pode estar mais relacionado a conhecer sua natureza.


Questione-se. Reaprenda seu produto.
Você pode encontrar novas abordagens que levam ao código NCM correto.

Consulte um especialista.



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